Friday, April 28, 2006

Um génio: Jimmy Dludlu

Foi hoje, no âmbito das comemorações do 30º aniversário da Universidade Eduardo Mondlane. Espectáculo memorável!

Anúncio

Thursday, April 27, 2006

Pragmatismos

Um amigo (no estrangeiro) partilhou o desespero que sentiu ao trocar estas mensagens:
- amor, o carro não pega. Estou aflita…
- um beijo.
- esse beijo resolve o meu problema?
Não fui capaz de ajudar. Ajudou-me ele, devolveu-me a boa disposição...

Lealdade

Encontrou o livro aberto na mesma página que lia quando 16 anos atrás foi obrigado a fugir à guerra. Tinha sido religiosamente guardado pelo empregado.

Wednesday, April 26, 2006

Determinismos

«A nossa separação é contra a natureza das coisas»
O caju em blog e já com posts sobre Moçambique.

Saturday, April 22, 2006

Sizobonana

Há frases mágicas que em determinados contextos reabrem as portas da esperança. Numa sociedade estruturada pelo apartheid e marcada por contradições profundas, é aprazível ouvir palavras amistosas em inglês, com tons de afrikaans e que terminam deliciosamente com uma despedida zulu, convidativa para uma nova visita: hamba kahle!

Monday, April 17, 2006

Até breve senhor Ministro

Ao tomar conhecimento do problema da casa atribuída ao filho da Primeira-Primeira e ao ler a convincente justificação que aqui se apresenta, ocorreu-me (inicialmente) pensar que o que é mais triste neste tipo de histórias é perceber que se perdeu o sentido do ridículo. Mas agora, friamente, desfaço-me desses pensamentos apressados, emotivos. Dou razão aos que afirmam que a corrupção não existe, que a culpa dos nossos males é da «ajuda ao desenvolvimento» (o flagelo hegemónico dos tempos actuais). Também compreendo que o Gabinete de Combate à Corrupção se entretenha com cabritos e dvds. Reconheço que é importante sermos audazes na importação conceitos e institutos, como neste caso. Aceito que existe um só caminho e que nada nos resta senão aprender e seguir as regras de jogo da democracia. Confirmo a fé de que o resto se resolve com o tempo. Antecipamo-nos ao futuro, confiantes. Com algum desconforto, retiro os juízos iniciais, infundados. Convenço-me que obedecer às regras do jogo é um imperativo civilizacional. Por isso, brevemente apresentarei ao Ministro das Obras Públicas e Habitação a minha candidatura à ocupação da primeira casa do Estado que vagar no bairro mais luxuoso de Maputo. O senhor ministro, familiarizado com determinados direitos liberais, certamente que não estranhará que tome esta iniciativa.

Friday, April 14, 2006

Diagnóstico apurado

«Quando uma pessoa está muito doente, o médico aconselha a não se agitar muito. A forma como estamos a fazer a revisão da lei do trabalho, parece que estamos a agitar um doente com malária cerebral. Vamos morrer!»
(C.Q., sindicalista)

Wednesday, April 12, 2006

Lugares do sexo

Há quem não se conforme com a constatação de que o amor, por desgaste próprio, possa se extinguir. Entra, por isso, numa cadeia de autoculpabalização que frequentemente desemboca na questão sexual. Embarca em comparações doentias sobre o desempenho sexual do rival, ainda que arrisque a engolir uma resposta dilacerante como a que foi dada por Anna (Julia Roberts) no filme Closer, perante o desalento de Larry (Clive Owen): he tastes like you but sweeter. Acaba por suportar uma dupla dor, ferido num orgulho que talvez seja estúpido...

Relações complexas

Ultrapassa-me a ideia de fazer bolos com a forma dos super-heróis favoritos e comê-los com gosto.

Monday, April 10, 2006

Agente livre no «capitalismo periférico».

Sunday, April 09, 2006

A lista necessária

Eu, teletreinador, apresento a lista de dispensados do SLB para a próxima época, ainda que alguns atraiam a simpatia do público e sejam seleccionáveis nos respectivos países:
Alcides
Anderson
Beto
L. Robert
Mantorras
Marcel
Marco Ferreira
Nuno Gomes
Caso em estudo: Luisão
Oportunamente apresento as propostas de aquisições, para ganhar!

Friday, April 07, 2006

Um sonho de mulelendjane


Há sempre coisas com que sonhamos e que nunca chegamos a ter. Assim como há coisas que temos e que nos permitem viajar para outros sonhos. Sempre quis ter uma bicicleta. Era um assunto delicado, debatido com muito afinco, ao qual voltava teimosamente. Lembro-me que me esforçava em argumentos desesperados contra os mais velhos, avisados dos perigos da estrada - «comprar uma bicicleta é o mesmo que comprar a morte», sentenciavam. Avançava em vão com comparações favoráveis, cálculos aliciantes e promessas de rigor na condução. A decisão estava definitivamente tomada. Os argumentos cruzavam o continente, ao encontro de outros membros da família. Esperava meses, ansioso por uma carta que afinal remetia a discussão para o mesmo lugar - «não posso interferir nisso, discutam e encontrem a melhor solução». Em segredo, acabámos por montar (eu e EB) uma bicicleta. Por vingança, peça a peça, montámos uma bicicleta dupla! Construímos uma aventura (e não a morte!). Conquistámos a cidade, até ao dia em que a «dupla», cansada, partiu-se ao meio. Ao ver o centro de montagem de bicicletas de um mercado informal, refaço o trajecto de cada peça da «dupla». Reencontro a sagacidade de transformar o nada em alguma coisa e percorro histórias de sobrevivência que nos arrancam um sorriso…

Wednesday, April 05, 2006

2-0

Barcelona foi melhor. Benfica fez uma campanha digna. Baza!

Boa sorte!


Foto tirada deste sítio.

Tuesday, April 04, 2006

Impotência negocial

Tenho vindo a pensar no número de vezes que, por impotência negocial, não comprei coisas que até me interessavam muito. Não percebo a mania de não marcar o preço certo nas ofertas de venda (escandalosamente calculadas por alto) e se insiste em acrescentar que é «negociável». Não consigo entrar no jogo, desisto (com muita irritação)!

Monday, April 03, 2006

Opção de carreira

«Quero ir para uma escola de cinema para ver muitos desenhos animados»
(Dingane)

Sunday, April 02, 2006

Uma questão de fé

Igreja Universal do Reino de Deus, Maputo (Av. 24 de Julho).

Procurement dele...!

Enchemo-nos de conceitos, palavras, frases, regras e institutos novos. Há sempre uma moda, remédio para todos os males (que insistem em ficar). Introduzido pelo Banco Mundial para descentralizar a administração pública: procurement! O regulamento do procurement fixa as regras de contratação entre o Estado e privados (obras públicas, concessões, etc.). Segundo se diz, será também importante para assegurar a transparência e combater a corrupção. Entretanto leio nos jornais que dos casos investigados pelo prestigiado gabinete de combate à corrupção em 2005, pouquíssimos (cerca de 10?) culminaram com acusação. Um desses casos é contra um funcionário público que recebeu indevidamente um DVD e um cabrito. Criminalidade muito complexa, a exigir muitos recursos e uma intervenção ao mais alto nível...! Será que o procurement ajudará para alguma coisa? The show must go on…!