Friday, November 04, 2005

Sexta-feira !!!

«É sexta-feira, brother, não me atrapalha a vida!». É um dia de semana com sabor à fim de semana. Maputo tem uma agitação nervosa, ansiosa. As mágoas do quotidiano ficam para trás, engolidas pelos quatro dias precedentes. Cedo, ainda não se sabe muito bem o que o dia nos reserva, mas adiantam-se algumas fatalidades - «de manhã vou ao job, mas depois do almoço, djô, não contem comigo, não vale a pena»! Mas, para que a regra se cumpra, aceita-se com uma excepção condescendente - «só vou se houver alguma bolada nice». Pois é, à tarde é impensável tratar o que quer que seja em determinas instituições. Alguns, poucos, asseguram os postos, mas claro não há como tapar buracos... O pessoal baza...! O trânsito complica-se, os bufos (cinzentinhos e outros) excedem-se no zelo e demoram-se em apelos patrióticos - «a luz da matrícula não acende, não quer pagar imposto voluntário de reconstrução nacional»? Muitos não hesitam, dão generosas provas de patriotismo - «esses gajos ainda vão nos estragar o fim de semana...». Os destinos são vários, há um pouco de tudo, dependendo do bolso, estômago, fígado…e não falta quem acrescente órgãos impronunciáveis na cadeia de interesses. Aquece-se deliciosamente numa esquina nice até tarde - «estamos a tomar balanço, agarra uma calma, numa boa». À noite, a batida é louca! Edu evita os locais de requinte, adiantando explicações para si próprio - «não gosto daqueles gajos...gajos que seguram copos de uísque com guardanapo»! Recusa-se a ir para os lugares da moda -«é só putos e música de martelo, a não ser que haja um concerto fixe». Ruma para a periferia, com uma passagem entusiasmada pelos subterrâneos da baixa - «curte-se maningue e ninguém usa máscaras!», argumenta. Uma marrabenta e uma passada bem entrelaçada confundem corpos em cadência. A luz intermitente é cúmplice de segredos partilhados. Pela manhã, umas miudezas de frango ou dobrada noutros gones são um convite irrecusável para matar o bicho. Lá para o fim da tarde, faz-se o balanço…com omissões convenientes. E eu…hoje não perco o Oliver Mtukudzi, depois logo se vê. Deixo-me guiar pelos momentos. É sexta-feira, que não me atrapalhem a vida. Também é «dia do homem», mas isso fica para outra conversa.

5 Comments:

Blogger Carlos Gil said...

Boa kurte...

1:16 PM  
Blogger RjL said...

O que é que te posso dizer? E que depois de ler o teu texto senti-me um observador aí numa esplanada em Maputo. Maputo desnudada? melhor ainda. Que todos os dias sejam sexta-feira.

Reparei agora que ainda não te dei os parabéns pelo excelente blog que será este. Aqui ficam!

1:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

hehehehe!

Deixas-me, assim, com a mente inrrequieta e cheia de vontade de poder estar presente nos vossos percursos proeminentes de uma "sexta-feira" em Maputo........e ao Edu, espero que se concretizem as suas vontades!

Can't wait to see you guys!

2:19 PM  
Blogger Nkhululeko said...

Carlos Gil, obrigado, tentar curtir.
Caro Jorge Leite, obrigado pela coragem que transmites.
Caninga, cá esparamos.
Abraços.

5:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Excelente.
Este blog é mesmo super. Boa cena!

Abraços,
KK

6:29 PM  

Post a Comment

<< Home