Sexta-feira !!!
«É sexta-feira, brother, não me atrapalha a vida!». É um dia de semana com sabor à fim de semana. Maputo tem uma agitação nervosa, ansiosa. As mágoas do quotidiano ficam para trás, engolidas pelos quatro dias precedentes. Cedo, ainda não se sabe muito bem o que o dia nos reserva, mas adiantam-se algumas fatalidades - «de manhã vou ao job, mas depois do almoço, djô, não contem comigo, não vale a pena»! Mas, para que a regra se cumpra, aceita-se com uma excepção condescendente - «só vou se houver alguma bolada nice». Pois é, à tarde é impensável tratar o que quer que seja em determinas instituições. Alguns, poucos, asseguram os postos, mas claro não há como tapar buracos... O pessoal baza...! O trânsito complica-se, os bufos (cinzentinhos e outros) excedem-se no zelo e demoram-se em apelos patrióticos - «a luz da matrícula não acende, não quer pagar imposto voluntário de reconstrução nacional»? Muitos não hesitam, dão generosas provas de patriotismo - «esses gajos ainda vão nos estragar o fim de semana...». Os destinos são vários, há um pouco de tudo, dependendo do bolso, estômago, fígado…e não falta quem acrescente órgãos impronunciáveis na cadeia de interesses. Aquece-se deliciosamente numa esquina nice até tarde - «estamos a tomar balanço, agarra uma calma, numa boa». À noite, a batida é louca! Edu evita os locais de requinte, adiantando explicações para si próprio - «não gosto daqueles gajos...gajos que seguram copos de uísque com guardanapo»! Recusa-se a ir para os lugares da moda -«é só putos e música de martelo, a não ser que haja um concerto fixe». Ruma para a periferia, com uma passagem entusiasmada pelos subterrâneos da baixa - «curte-se maningue e ninguém usa máscaras!», argumenta. Uma marrabenta e uma passada bem entrelaçada confundem corpos em cadência. A luz intermitente é cúmplice de segredos partilhados. Pela manhã, umas miudezas de frango ou dobrada noutros gones são um convite irrecusável para matar o bicho. Lá para o fim da tarde, faz-se o balanço…com omissões convenientes. E eu…hoje não perco o Oliver Mtukudzi, depois logo se vê. Deixo-me guiar pelos momentos. É sexta-feira, que não me atrapalhem a vida. Também é «dia do homem», mas isso fica para outra conversa.
5 Comments:
Boa kurte...
O que é que te posso dizer? E que depois de ler o teu texto senti-me um observador aí numa esplanada em Maputo. Maputo desnudada? melhor ainda. Que todos os dias sejam sexta-feira.
Reparei agora que ainda não te dei os parabéns pelo excelente blog que será este. Aqui ficam!
hehehehe!
Deixas-me, assim, com a mente inrrequieta e cheia de vontade de poder estar presente nos vossos percursos proeminentes de uma "sexta-feira" em Maputo........e ao Edu, espero que se concretizem as suas vontades!
Can't wait to see you guys!
Carlos Gil, obrigado, tentar curtir.
Caro Jorge Leite, obrigado pela coragem que transmites.
Caninga, cá esparamos.
Abraços.
Excelente.
Este blog é mesmo super. Boa cena!
Abraços,
KK
Post a Comment
<< Home