Friday, October 28, 2005

Base Central da Resistência



É sexta-feira. Como em todas as semanas, hoje a base central dos madgermanes (grupo de trabalhadores regressados da República Democrática Alemã, muitos dos quais compulsivamente) estava ao rubro. Ante a curiosidade de um pseudo-bloguista intrometido, afastaram-se para que a base se exibisse e, claro está, para despistar o eventual bufo. Os riscos são sérios! Há vários anos que, enfrentando a prepotência do Estado, reivindicam o pagamento de pensões e indemnizações a que têm direito ao abrigo dos acordos de cooperação assinados entre Moçambique e Alemanha. Entre duas ou três cervejas, na base, partilham-se palavras de ordem, desvendam-se as contingências da luta que se trava e aprimoram-se críticas conta o governo, os EUA, o Banco Mundial, enfim, contra os «donos do Mundo», como eles próprios, com sarcástica mestria, os catalogam. É um movimento de luta solitário, sem precedentes na história de Moçambique. Das organizações e movimentos que se assumem como arautos dos desfavorecidos e do sonho de um outro mundo, contam apenas com um silêncio tenebroso. Porque será?

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá Nkululeko!
Que bom que partilhas connosco as tuas observações.Nada melhor do que um espírito curioso e livre para dar conta de "de um movimento de luta solitário" que conta com silêncios de alguns que só fazem barulho para falar de si próprios. Dai que, como diz uma grande amiga, parece importante estarmos atentos à distinção entre silêncio e silenciamento. Que achas?
Um beijinho
Paula

10:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Paula, concordo. Neste caso, as tentativas de silenciamento não resultaram, sendo uma luta com visibilidade nacional e internacional inquestionáveis. Os silêncios...ainda podem ser quebrados. Há esperança!

3:00 AM  
Blogger Carlos Gil said...

Já cá tinha vindo languçar quando o jpt publicitou este blogue.
Desta vez deixo registo escrito, escolhendo este post... porque calhou este, para confirmar o que o amigo já sabe por outros que antes comentaram: o blogue tem boa cara, promete. Parabéns e força na caneta. Vou tributá-lo assim que me der na gana de ir-me ao template. E cá virei regularmente ler o seu olhar.

8:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Carlos Gil, muito obrigado pela força. Se eu entendesse de templates, o xicuembo e outros já cá estavam (aceite a troca de galhardetes). Um abraço.

10:03 PM  
Blogger Unknown said...

Madgermanes

http://www.search-of.com

Eugenio Mendes Kowella

5:02 PM  
Blogger Nkhululeko said...

Muito obrigado. Visitei o site. Darei a minha contribuição através do forum e dos contactos indicados. Desejo muito boa sorte a Aniko.

11:25 AM  
Blogger Unknown said...

olá a muitas graças. Sou para todo o mundo pequeno hilfe agradecidamente posso combinar. Esperamos que muita olhada ao meu lado e pode ajudar vieleicht. Cumprimentando da Alemanha, Aniko

2:21 PM  
Blogger Nkhululeko said...

Muitos cumprimentos para ti também. Uma vez mais, muito boa sorte.

12:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olà Nkhululeko! Chamo-me Beatriz e moro em Alemanha. Eu tento de ajudar filhos e filhas de antigos trabalhadores mocambicanos na RDA a encontrar os seuos paes. Gostaria de contatar a Base Central dos Madgermanos o alguem que possa ajudar-me com a pesquisa. Podes facilitar-me algum contato? Muito obrigada, beatriz.

1:30 PM  
Blogger Nkhululeko said...

Olá Beatriz,
Só agora vi o teu comentário. Tenho estado ausente. De que contacto necessita? Procura alguém em especial? Claro que posso ajudar no que for possível.

9:35 AM  

Post a Comment

<< Home