Monday, October 31, 2005

Verdades em Movimento


O trabalho de Charles Boxer foi também importante para mostrar a complexidade das relações raciais no império português, desmistificando a ideia da natural adaptação aos trópicos, quase sempre com condimentos libidinosos. Em propalados tempos de pós-colonialismos, impõe-se uma explicação do mundo que transcenda a estática dicotomia colonizador/colonizado, até porque não são raros os exemplos da história em que estes sujeitos se dissolvem em várias outras formas de sujeição e de opressão. Não se pode, no entanto, apagar o acto de violência colonial, nem menosprezar a forma como (des)estrutura os Estados pós-coloniais. A propósito, é inevitável o eloquente desabafo de Homi Bhabha: there is a conspiracy of silence around the colonial truth, what ever it might be.

2 Comments:

Blogger Marco said...

Nkhululeko,
Pelo resumo apresentado neste post, parece-me uma perspectiva diferente do que é apresentado no livro referido no post anterior.
Sei as relações colonizador-colonizado são um tema complexo que não podemos reduzir a breves linhas.
Mas mesmo assim, não resito numa pergunta: estamos na presença de realidades distintas ou de duas perspectivas diferentes sobre a mesma realidade?
Um abraço.

7:28 PM  
Anonymous Nkhululeko said...

Caro Marco, não se trata de um resumo do livro. A referência ao livro foi apenas para contrapor ao post anterior, mostrando que no passado houve reflexão suficiente sobre o assunto. O resto, é uma tentativa (provavelmente mal conseguida) de sugerir que há que avançar com a vida, sem que nos prendamos ao passado. Contudo, os ensinamentos da história são para nos servir e só poderão cumprir essa função se houver verdade (como diz Bhabha, what ever it might be). Acho que as nossas perspectivas (distintas ou iguais) também são constitutivas de uma realidade. Quaisquer que elas forem, parece-me que pressupõem o debate sobre o sentido da humanidade e sobre o(s) tipo(s) de sociedade que pretendemos construir. Um abraço.

8:39 PM  

Post a Comment

<< Home