Sunday, October 01, 2006

“Estamos felizes”

Começou a animação do verão amarelo, uma iniciativa da m-cel. Podia escrever sobre o mar ou sobre a excelente manhã de hoje, com os pára-quedistas a coroar o ambiente. Podia falar sobre a cidade atraída para a marginal, dos quilómetros de festas quentes que atravessei. Podia descrever a maior enchente de sempre na praia. Podia insurgir-me contra a ausência de Oliver Ngoma no espectáculo (não sei se a informação se confirma). Podia maldizer da insistente desorganização, das regras, dos abusos policiais, do acesso desadequado (embora o espectáculo fosse ao ar livre), das portas fechadas (apesar da entrada ser grátis) e de tantas outras coisas. Nada do que escrevesse poderia ser tão eloquente quanto a fotografia de quem cruza a cidade numa cadeira de rodas para assistir ao espectáculo e que simplesmente é obrigado a adivinhar o que se passa do outro lado da rede. Esses outros apartheids de que pouco se fala, a testar a consistência do novo slogan da m-cel: «Estamos felizes».
Maputo, 1 de Outubro de 2006

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Se calhar quem cruza a cidade tem telemovel e por iso tambem esta feliz, quem sabe?

7:09 PM  
Blogger Nkhululeko said...

Não estou contra os telemóveis, obviamente. Nem sequer o post é sobre telemóveis. Embora tenha conversado com a pessoa em causa e perceber algumas das suas angústias (e ele das minhas), o post também não é sobre a sua felicidade (que tudo me livre dessa intenção).

8:47 PM  
Blogger Pé de Tulipe said...

E ainda podias falar de como a STV passou a notícia do evento: polícia a garantir a segurança, cães polícia a assegurar o bem estar, divertimento, calor, entrada gratuita... grande organização. Estamos fartos!

9:39 PM  
Blogger Mangue said...

Parece que o "estamos felizes" não inclui pessoas concretas. Refere-se apenas ao conjunto orgânico composto pelo que se vende, pelo que se consome e pelos sujeitos ideais – neste caso, em volta desses pequenos objetos que, hoje, convocam-nos a uma forma de comportamento... para a “felicidade” das operadoras.

3:05 AM  
Blogger Nkhululeko said...

E basta-lhes! Infelizmente faz sentido, Mangue. Abraço

4:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Fico muito feliz em saber que estamos aficar felizes

2:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Uma felicidade do caraças.

8:59 PM  
Blogger Nkhululeko said...

Olá Tulipe, é verdade. O teu post mostra tudo isso de que falas. Coisas...! Ganda Bj

9:45 PM  

Post a Comment

<< Home