Saturday, March 04, 2006

Capulanas no xipamanine

Simbologias que desconheço, mas com uma poesia que me toca. Não me invade a angústia de decifrar as cosmologias em jogo. Perco-me, deslumbrado, no mundo de cores e formas com vida. Pela mão do lojista, entro na intimidade dos tecidos. Aprendo a seguir-lhes os rastos. Insinuam-se. Em cada capulana, descortino sorrisos gratos, danças ensaiadas, amores vingados, desfiles voluptuosos, feitiços cheirados, mas também lágrimas de (des)consolo. Compro várias. Todas precipitam-se a seguir o seu destino. Volto sempre ao Xipamanine...

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Maningue nice! E a casa sempre cheia, em qualquer dia do mês, em qualquer época do ano. A capulana vende-se sempre. Também gosto dessas visitas ao Xipamanine e volto sempre, porque, também as minhas, seguem quase sempre o seu destino, longe de mim...

1:04 PM  
Blogger Madalena said...

Não há Xipaminine sem mamanas e não há capulanas sem mamanas. E não há mamana sem uma capulana que lhe prende o filho sobre a anca larga e segura de mãe preta. Ou às costas, quando o trabalho o exige. Essas são as mães que não reclamam! Um abraço ao Xipamanine.

6:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Alô Madalena, «mães que não reclamam» significa o quê?

10:25 PM  
Blogger Vida said...

Xipamanine que saudades...do colorido dos tecidos, a quantidade...como gostava de aí voltar...espera por mim que eu volto cidade linda.

Um abraço, adoro quando coloca fotos para matar saudades.

Maria de Deus

10:54 PM  
Blogger Madalena said...

Bird, há lá mãe mais paciente que a mãe preta?!
Esta é só uma maneira de sentir, não é nenhuma polémica. Admiro só, até porque não sou assim, não fui assim, tão cheio de todo o tempo do mundo para os meus filhos. Espero pelos netos, para lhes devolver o tempo que não lhes dei!!! Abraço, Bird!

2:12 AM  
Blogger Isabela Figueiredo said...

Eu também volto muitas vezes, nos meus sonhos. Depois fico triste. Porque não voltei mesmo.

12:45 AM  
Blogger calbertoramos said...

Deixo um fraterno abraço de parabéns.Gosto dos escritos... Então este "Xipamanine"... ADOREI!!!

12:47 AM  

Post a Comment

<< Home