Feira do pau
A feira do pau é uma das imagens de marca de Maputo, um dos destinos mais apetecidos dos turistas e de quem aprecia o artesanato moçambicano. Nos últimos tempos, muitos visitantes têm gabado a diversidade da oferta, encantando-se com algumas das coisas mais criativas que por cá se fazem. O local onde a feira sempre funcionou, a praça 25 de Junho, está em reabilitação. A obra é do Conselho Municipal, financiada pelo Banco Mundial. Os feirantes foram obrigados a mudar-se para o passeio da feira popular, que não fornece o mínimo de condições para trabalhar. Não sabem se no final das obras regressam para o mesmo lugar. Desconfiam que haja interesses mais poderosos e que a transferência seja definitiva. Esperemos que estejam enganados (ou que haja uma alternativa melhor). Mas o facto de, como afirmam, se terem confrontado com a ordem de retirada, sem que houvesse qualquer informação (e debate) sobre as soluções encontradas, é mau sinal. E é mau exemplo para a democracia que tanto se apregoa. A propósito, ouvem-se por lá desabafos eloquentes - «nas eleições voltaremos a ser moçambicanos».
4 Comments:
Estava a olhar para a fotografia a pensar "mas a Feira do Pau não era assim" e, ao ler o texto, percebi tudo! Parabéns pelo blog.
Pois não era assim. Este lugar é mesmo mau para o funcinamento da feira! Obrigado pelo apoio. Bj
Cai aqui por acaso. Gostei. Os meus pais estão em Maputo à uns meses e a minha mãe quando vem a Portugal traz montes e montes de artesanato.
Muito obrigado. Boa sorte para «as musas». Bj
Post a Comment
<< Home