m-celândia
Bazarketing floresce, até com premiação internacional inquestionável (e ainda bem para os seus promotores e para Moçambique). Mas a «arte de criar intimidade» pode ser invasora se, como se propõe, se empenhar em empenhar em pintar a tela dos cérebros virgens de marcas, alegadamente com baixas taxas de ocupação (T. Fonseca). Desconfio deste diagnóstico ao cérebro, embora reconheça que determinadas formatações surtam efeito (eventualmente semelhantes aos alcançados noutros contextos). Tomo de exemplo os anúncios da m-cel. Nalguns casos proporcionam apropriações populares criativas. Mas a omnipresença avassaladora desses anúncios não evita um certo fetichismo na forma como nos relacionamos com a marca. Assalta-me particularmente uma urticária nervosa cada vez que, ao se ditar um número de telefone, se começa por enfatizar o lapidar prefixo: «m-cel...»! E a pompa com que se enuncia...! Talvez não seja substancialmente diferente dizer-se «82...». Mas não controlo...! Esquisito…
2 Comments:
Desliga, na estruturação social é um prestador de serviços, e até penso que é necessário, periodicamente, fazer-lhes sentir que eles servem consumidores, exclusivamente. E que não devem procurar o outro exclusivo, domínio de mercado, em campanhas de tal forma excessivas que ultrapassem o sucesso çpublicitário. Até porque o excesso vê mt vezes o sucesso virado ao contrário. Cumpirem os contratos, mutuamente, mais nada. Para além disso 'eles' não t~em o direito de se tornarem de tal forma omnipresentes que "asfixiem" o quotidiano.Não será questão de quotas, vejo-a mais como ética com observação por entidade nascida nos consumidores, independente de razões e fundamentos económicos ou razões de política partidário-governamental.
(ando com febre de comentários, tem sido uma palegria', desculpa a verborreia mas, repito, pareço incontinente lol)
Bendita incontinência! Completamente de acordo. Resta-me encontrar um meio «adequado» para desligar a ficha, na impossibilidade de recorrer à soluções pouco convencionais...
Post a Comment
<< Home