Sunday, March 23, 2008

Século XXI?!

Muito poderia dizer sobre as palavras que se seguem, assim como sobre os factos que as motivam. Para já, fico-me pela dolorosa constatação de que nada aprendemos com a história.

“Dizia, o malogrado Jeremias Nguenha, que o boer é diabo. Não só concordo com a afirmação, como também acrescento que boer é um animal semelhante ao ser humano, e que as diferenças entre os dois seres está nas faculdades mentais. Enquanto o ser humano age sempre como humano, o boer age em função das suas oscilações e desequilíbrios mentais. Em menos de uma hora pode agir como um macaco, camaleão, galinha, porco, entre outras, dependendo dos seus intervalos psicológicos […] Considero, sem exagero, o bóer um animal incapaz de conviver com pessoas culturalmente desenvolvidas. Conviver com um boer seria rodear-se de bichos perigosos. Admito domesticar uma cobra venenosa do que partilhar espaço com um boer; admito também partilhar o mesmo prato com qualquer animal do mundo do que partilhar a mesma casa com um boer”
(Lázaro Mabunda, O País, 21.03.08, pág. 8)

Frases que me obrigaram a reencontrar pele negra, máscaras brancas de Fanon: “não sou escravo da escravatura que desumanizou o meu país”.

Wednesday, March 12, 2008

Os fundamentos da remodelação governamental

"É preciso resolver os grandes problemas dos transportes públicos, rodoviários e aéreos, mas ainda não tenho a ideia do que vou fazer. Ainda é muito cedo."
(Paulo Zucula, Notícias de 12.03.08)